Contos clássicos do Gótico

img_20151106_233927955.jpg

Comprei essa coleção no final do ano passado e não me arrependi. Nela têm vários contos do gótico um gênero que é associado ao romantismo e ao Terror com seus castelos em ruínas e paixões além túmulo. No caso dessa coleção temos gótico ligado ao Terror/Horror com contos como  O vampiro de John Polidori, A pata do Macaco  de W.W. Jacobs, Lote 249 de Arthur Conan Doyle entre outros.  Também tem artigos interessantes sobre o fascínio que o medo exerce sobre os seres humanos. É verdade, o medo nos atrai e por  assistimos filmes e séries ou lemos livros sobre criaturas sobrenaturais e assassinos em série para vivenciarmos situações que na verdade não queremos viver na vida real, mas de algum modo nos atraem.

Já li algumas explicações científicas sobre o fascínio do ser humano pelo medo, mas francamente não creio nelas. Acho que a melhor explicação foi dada é que civilização não conseguiu tirar nossos instintos primitivos, se notar competimos entre nós mesmos, e ficção de terror/horror e crime nos faz vivenciar o medo, mas nos permite voltar para casa na hora que quisermos, essa é uma explicação de Agatha Christie.

 

Lendo ‘’O vampiro’’ Polidori se percebe que  Bram Stoker tirou muitas ideias desse conto para criar o Drácula e muitas dessas ideias são usadas até hoje como, o vampiro belo que usa a sedução para conseguir a sua vítima. Outro conto de destaque é ‘’Lote 249’’ de Conan Doyle, o autor do de Sherlock Holmes nesse contos um universitário começa a suspeitar de seu estranho colega. ‘’Lote 249’’ foi adaptado  nos anos 90 para uma coletânea de filmes de terror e para mim é um dos melhores contos de Conan Doyle.

E eu não poderia deixar de comentar o excelente ‘’ A pata do macaco’’ de W.W Jacobs onde uma família ganha de um conhecido um amuleto com a forma da mão de um macaco que realiza qualquer desejo. Essa história deve ter muita influência de ‘’ As mil e uma noites’’ com o desejo que se volta contra quem o fez e tem um dos melhores finais da literatura quando o marido faz o terceiro desejo. Eu conheci esse conto num especial de TV quando eu era adolescente e por muito tempo achei que fosse de Edgar Allan Poe e sem dúvida um dos melhores contos de Terror de todos os tempos.

 

Uma coisa que me chamou a atenção lendo esses contos góticos antigos( aqui incluo também contos que não estão nesta antologia) é que a ideia de vampiros não poderem ter relações sexuais parece mais uma ideia recente, pois em alguns contos são relatados que esses sere se entregavam ao prazer sexual com direito a orgias.

 

É um ótima leitura para os fãs do gênero gótico da Literatura de Horror/Terror.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s