Pablo Escobar, El Patron del Mal

pablo-escobar-el-patron-del-mal.jpg

 

Terminei de assistir à minissérie ou narco novela, Pablo Escobar, El patron del mal, que foi exibida na Brasil como Pablo Escobar, o senhor do tráfico. Cheguei a acompanhar os primeiros capítulos na época em que a minissérie foi lançada em 2012, mas não consegui ver toda e também não pude acompanhar quando ela foi exibida na TV por assinatura. Agora a encontrei no Netflix e consegui ver todos os capítulos, que são 74, mas se não engano ela mais extensa na versão colombiana.

Basicamente é uma biografia sobre Pablo Escobar, mostrando ascensão e queda de um dos chefes do Cartel de Medellin.   Eu gostei muito da atuação de Andrés Parra, que faz Pablo Escobar, e dos demais atores do elenco.  Além de contar a vida do mais famoso traficante do mundo, a minissérie mostra um período conturbado da história da Colômbia, o que foi muito interessante para mim, pois não conheço muito da história dos outros países da América Latina. Outra coisa legal dessa mini série é que ela se preocupa com as vítimas do cartel de Medellin e isso é uma virtude,porque quase sempre as vítimas são deixadas de lado nesse tipo de história e gera uma certa apologia ao mal, mesmo que involuntária . Fiquei bem triste no episódio do atentado que derrubou um avião comercial e no assassinato de um jornalista.( Isso não spoiler,porque são fatos públicos). Tem alguns pontos fracos em algumas cenas onde faltou um pouco mais de produção, mas a mim não incomodou e nem chega a atrapalhar o conjunto da obra.

Vendo essa minissérie fiquei pensando como é que pode alguém que ama tanto a família e até é um cara agradável pode cometer tanto crimes horríveis e também sobre como as coisas na vida podem mudar e se realmente algumas coisas valem a pena. Eu não duvido que na vida real Pablo e seus companheiros fossem pessoas a divertidas e até simpáticas, de quem às vezes sentimos simpatia, esquecendo do mal que essa gente causou. Basta ver as cenas de festa de família e as conversas que os bandidos têm entre si para entender o que eu quero dizer. E também fiquei pensando como o poder enlouquecer uma pessoa, tem um determinado momento em que Pablo se sente tão acima de tudo que causa o próprio fim por uma bobagem.

 

É uma ótima mini série ou narco novela* que vale muito a pena ser vista. Deixarei um link com uma entrevista com um dos matadores que trabalhava para Pablo Escobar para quem se interessar entenda o que eu digo sobre se perguntar ‘’ Como alguém como ele foi capaz disso?’’

 

*Narco novela é o termo usado nos países de Língua espanhola para novelas e séries que abordam o tráfico de drogas.

O link para entrevista do matador de alguel do Cartel de Medelin: https://m.youtube.com/watch?v=-IeMFMrh1_c

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s