Humberto de Campos

Li ‘’ O monstro e outros contos” de Humberto de Campos e fiquei me perguntando por que eu demorei tanto para descobrir essa pequena jóia da nossa Literatura. Nesse livro todas as histórias têm um final trágico. Dois contos se destacaram para mim, são eles: ‘’Os olhos que comiam carne’’ e ‘’A vingança’’(também conhecido como ‘’O juramento’’). 

Em ‘’Os olhos que comiam carne’’ somos apresentados a um escritor que acorda cego e resolve se submeter a uma cirurgia experimental de um médico alemão e o resultado dessa cirurgia é assustador. Já em ‘’A vingança’’ um sujeito resolve se vigar do amante de sua esposa. Li essas histórias de madruga e a descrição do que acontece com o pobre amante em ‘’A vingança’’ me deixou perturbada o que não acontecia a muito tempo com esse tipo de literatura ou filmes do gênero. Acho que ‘’Os olhos que comiam carne’’ daria uma ótima adaptação para o cinema como um filme de Terro/Ficção Científica. 

Para quem não sabe Humberto de Campos teve o nome envolvido numa polêmica com Chico Xavier sobre direitos autorais. Como isso? Chico Xavier alegava ter escrito alguns livros ao receber o espirito do escritor e a família de Humberto de Campos tentou processar o médium por violação de direito autoral, mas o processo não foi bem sucedido. 
Uma pena esse escritor ser tão pouco conhecido e lembrado. Com certeza ‘’O monstro e outros contos’’ deveria ser lido por mais gente. Espero ler mais contos desse autor em breve.

Deixe um comentário

