Sherlock Holmes

statue_of_sherlock_holmes_in_edinburgh.jpg

Durante o Carnaval desse anos aproveitei para assistir o seriado Sherlock da BBC que é uma excelente adaptação das história de Sir Arthur Conan Doyle para os dias atuais.  Gosto do jeito que Benedic Cumberbatch interpreta Sherlock Holmes e Martin Freeman é um ótimo Dr Watson, mas para mim quem quase rouba a cena de Sherlock é Mycroft Holmes, o irmão mais velho do detetive com aquele ar de superioridade de quem é o governo britânico. Outro ponto forte foi adaptação de Mary Watason, a esposa do DR Watson, que no original é um personagem tão sem importância que desaparece sem nenhuma explicação, e se tornou na versão moderna uma ex-agente do MI6 e mesmo sendo uma anti-heroína não é uma Maria budoada como em muitas histórias atuais, onde tem ”personagens femininas fortes”.

Eu conheci o personagem quando era criança em alguns filmes antigos que passavam na TV e num seriado, que agora não lembro em que emissora passava. O filme de Sherlock Holmes que eu me lembro com mais vivacidade de ter visto quando era criança é ” O enigma da pirâmide”, que passou muitas vezes na sessão da tarde e contava um caso de Sherlock Holmes jovem.

E por sorte consegui comprar a coleção completa dos livros de Sherlock Holmes  e tem sido um prazer reler e ler algumas histórias que eu não conhecia do mais famoso detetive de todos os tempos. É como revisitar um ídolo de infância que por algum motivo deixamos um pouco de lado, mas é sempre o prazer redescobrir. Uma coisa que eu notei relendo Sherlock Holmes  o quanto esse detetive é influente nas histórias policiais modernas. Muito dos método científico usado para resolver os casos de Sherlock aparece em seriados com CSI, que inclusive tem um episodio homenageando Sherlock Holmes e também na vida real.

Agora eu tenho leitura por muito anos. Sim, porque eu não pretendo ler tudo em um mês. Não que eu tenha nada contra quem consegue ler coleções e livros enormes em um mês, mas eu sou uma leitora lenta.

 

 

Deixe um comentário

