Nostalgia e decepção

image

Ano passado comprei para reler um livro que eu gostei muito quando era adolescente, mas nessa releitura eu descobri que o livro é muito mal escrito. O que me fez pensar sobre certas histórias e certo autores.

Talvez por eu ter agora uma bagagem de leitura maior e melhor  perceba certas coisas que eu não enxergava  antes, como uma certa covardia de evitar chocar o “jovem leitor despreparado”. Na minha opinião isso subestimar o leitor e não estou falando cenas explícitas de sexo ou violência gratuita, mas de uma visão mais complexa do amor ( independente de sexualidade) e de outros aspectos da vida. Ou ainda situações que foram copiadas de outros livros ou filmes sem os devidos créditos.
Acho que esse é um dos problemas de reler algo depois de muito tempo, você passa a se perguntar ”como diabos eu gostei tanto disso?” ou continua apaixonada(o). Isso não vale só para livros alguns filmes que eu gostava quando criança ou adolescente perderam a mística quando os vi adulta.

Mas nem por isso perdi a vontade de reler outras coisa que eu li no passado. Tive boas experiências na releitura de livros que eu gostava na adolescência. Claro que houveram ótima experiência em releituras de livros da infância e adolescência e que valeram muito tempo a redescoberta e ver quanto aquilo é bom.

Deixe um comentário

